Há muitas espécies de coelhos. Vamos falar aqui dos mini-coelhos. Eles são animais cativantes. Além de dóceis e mais interativos que os coelhos comuns, são muito inteligentes e conquistam pessoas de todas as idades. São animais limpos e fáceis de cuidar, podem ser soltos dentro de casa ou apartamento, não têm cheiro no pêlo, lavam-se sozinhos, seu tamanho varia entre 25 e 35 cm de comprimento e pesam entre 1 e 2kg.
Existe uma grande variedade de raças de mini e pequenos coelhos. As mais conhecidas são: Holland Lop, Mini-Lop e Fuzzy Lop, (de orelhas caídas) e Lion-head, Mini-Lion, Mini-Angorá, e Mini-Holandês.
Os coelhinhos habitualmente escolhem um local para ser o banheiro e usam sempre este mesmo lugar. Podem ser treinados a usar uma caixinha, como gatos. Adoram brincar e correm à volta do seu dono, ou até mesmo dão algumas mordidas em seus tornozelos para dizerem que querem brincar com ele. Podem correr bem rápido e saltar alto e longe. Gostam de treinar corridas e de brincar de pega-pega.
O alimento ideal para um mini-coelho é ração peletizada, com proteína e outras vitaminas importantes para seu desenvolvimento saudável. Um mini-coelho adulto come 70 a 90 g de ração por dia. Outros vegetais podem ser incluídos em sua alimentação, como folhas de couve, beterraba, cenoura, almeirão, maçã e brócolis. Feno e alfafa em blocos também são excelentes opções para um mini-coelho pois acrescentam proteínas importantes em sua nutrição.
Depois de se acostumarem com a casa e as pessoas com as quais convivem, ficam a esperá-las na porta, pulam no colo para dormir, acompanham pela casa. A convivência com esses animais é uma experiência muito interessante para crianças e adultos. Ajudam a desenvolver os melhores sentimentos que o ser humano pode ter!