Uma intoxicação pode ser percebida no animal que tem as pupilas dilatadas ou contraídas. Apatia, vômito, tremores, falta de ar e diarréia também são comuns e nos casos mais graves podem ocorrer convulsões. Diante desses sintomas, o melhor a fazer é procurar um veterinário imediatamente.
Muitas vezes criminosos, os envenenamentos ocorrem com facilidade. Seja por ingestão de produtos inseticidas ou de limpeza, ou pelo famoso “chumbinho”, que é adicionado a um pedaço de carne ou guloseima e posteriormente atirado aos animais.
O ideal é ensinar o seu cão a não comer nada que estiver no chão. Jogue objetos no chão e diga o comando “não”. Peça, também, para alguém jogar algo para o cão e diga novamente o comando “não”. Depois, esconda-se e peça que alguém, do lado de fora, jogue algo para dentro de casa. Quando o cão se aproximar da guloseima, faça um barulho bem alto para chamar sua atenção. A idéia é aproveitar todas as situações para que ele entenda o recado, diminuindo as chances de ser envenenado.