quarta-feira, 4 de abril de 2012

10 coisas sobre os cachorros que provavelmente você não sabia


1 – Cães já foram adorados no Egito antigo, tinham representação no Folclore Maia e até recebiam honrarias em festivais no Nepal. Atualmente é comprovado que esses bichos triplicam as relações sociais entre as pessoas. Andar com um cãozinho pelas ruas provoca interação, mesmo se o cão for bravo.

2 – Que os cães tem mãe e pai, todos sabemos, mas cientistas, através de estudos sobre os genes destes animais, tornaram possível traçar a árvore genealógica deles. Por exemplo, os cães pequenos vem do oriente e sua linhagem vem dos lobos cinzentos do oriente médio. Dentre estes podemos citar o Chihuahuas e os terriers. Já pensou descobrir quem foi o Tataravô do seu cãozinho?
3 – Os cães são os mamíferos mais diversificados. A diversidade vem das várias formas apresentadas por estes bichos, que são muito acentuadas, por exemplo, o crânio de um Collie é tão diferente de um crânio de pequenês como o de um gato é em relação a uma morsa. Haja diferença.
4 – Os cãezinhos dóceis vivem mais que os estressadinhos. O segredo está no metabolismo e consumo de energia. Os animais dóceis e obedientes consomem menos energia e seu metabolismo mais lento, permitem mais longevidade.
5 – O olhar de coitadinho do seu cão não tem nada haver com culpa. Eles olham desta forma para seus donos, independentemente de terem ou não feito algo errado. Então quando seu bicho fizer aquele olhar de “tadinho” para você depois de levar uma bronca, não pense que ele se arrependeu.
6 – Cães sentem inveja, pode acreditar. Um estudo realizado em 2008 mostrou que cães que não recebiam recompensa por uma tarefa realizada ficavam agitados, arranhando-se e evitavam olhar para outros cães que haviam sido recompensados.
7 – Não é comum, mas você pode contrair doenças do seu amigo. Mesmo sendo raras, algumas doenças transmitidas podem ser graves e ocorrem principalmente pela falta de higiene adequada. É muito fácil evitar: Lave as mãos depois de acariciar os bichinhos e sempre lave as mãos antes de comer. Isso serve para quem não tem animal também.
8 – Os cão são capazes de pensar e eles podem ser tão inteligentes quanto crianças de dois anos. As raças mais novas são mais sociáveis e inteligentes, pois usam mais o cérebro do que as antigas que tinham a caça como principal atividade, privilegiando os músculos.
9 – Alguns cães são capazes de detectar doenças em seres humanos. Estes animais quando especialmente treinados, são capazes de identificar por exemplo uma pessoa com Diabetes. Além da Diabetes, outras doenças como câncer e Epilepsia, podem ser farejadas. Pesquisadores suspeitam que eles sintam cheiros extremamente fracos liberados por células anormais.
10 – Os cães pegam as mesmas doenças dos homens. Raras doenças no cérebro, que levam a incapacidade de caminhar ou controlar os músculos, câncer e outras doenças, possuem versões caninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário